sábado, 25 de outubro de 2008

Tic Tac - vamos mudar a direção?

Tic tac é um movimento que serve basicamente para fazer a mudança de direção do trajeto. Geralmente essa mudança é de 90 º da direção anterior.

Podemos aproveitar essa mudança de direção para saltar ou escalar algo. Como por exemplo, dar um tic tac em uma parede e saltar por cima de outra, ou então agarrar de cat leap, e também pode ser emendado um vault.

O movimento usa alguma coisa como apoio, colocamos o pé na intenção de empurrar esse objeto, e mudamos a direção em 90º. Geralmente o tic tac deve ser impulsionado para cima, então ele começa um um salto em direção ao objeto, e além de mudarmos de direção aproveitamos para dar um impulso para o alto.

Dicas:

Quanto mais vc se distanciar do objetivo de mudar a direção em 90º, mas dificil será você fazer o movimento, as vezes há saídas melhores com outros movimentos.

O objeto de apoio não deve ser chutado, e sim empurrado. Apenas apoie o pé e empurre na direção desejada.

Quanto mais rápido em direção ao obstáculo, mais vai ser preciso abrir o angulo para dissipar a energia. Por exemplo, você vem correndo muito rápido e vai fazer uma mudança de direção em 30º, dependendo vc pode machucar a sua perna, que não vai aguentar o impacto com o objeto.

Cuidado com os objetos que você vá usar para fazer o movimento, evite objetos escorregadios, finos, irregulares ou desnivelados.

O tic tac é usado também para alcançar lugares altos, mas esse assunto vai ficar para um próximo post. Até lá!


domingo, 12 de outubro de 2008

Speed vault - analizando o movimento

O speed é um vault. Ele é executado primeiramente a partir de um salto sobre o obstáculo. O salto é feito inclinando-se para um dos lados, chegando no final do obstáculo, a mão deve tocar o obstáculo, para o corpo voltar a posição normal e continuar a corrida.

Esse movimento serve para passar obstáculos com mais velocidade, onde poderiamos passar somente saltando, mas com o speed temos um controle maior e uma leveza ao chegar ao chão.

Alguns detalhes devem ser observados:

- Durante o movimento, devemos fazer uma troca de pernas, como se fosse uma passada no chão, só q no ar. Deve-se imaginar que existe uma parede imaginária, e dar um passo nela.

- Primeiro deve-se saltar o obstáculo para depois toca-lo, nunca chegue com a mão no obstáculo antes do salto (veja na foto o modo errado).

O speed pode ser executado em muitos obstáculos, inclusive em lugares finos, como canos na vertical, mas deve ser evitado em obstáculos longos, existem vaults que pode ser melhor executados nesse tipo de obstáculo.

Agora assista o vídeo e fique atento aos detalhes.