quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Corrida, salto e rolamento - O básico e em detalhes

Nessa postagem vou falar do basicão do parkour. Apesar de ser básico, temos que ficar atento aos detalhes, e deixar esses movimentos mais perfeitos possíveis.

Correr todo mundo sabe, mas você sabe correr direito?
Pra corrermos, geralmente saímos de uma posição estática, parada. O jeito certo de começar a correr é inclinando-se para frente e dar o primeiro passo, alternando a posição dos braços com relação a perna. O erro mais comum que vejo é a pessoa dar um passo para trás, e depois começar a correr, e desse jeito você perde eficiência. Outra dica é você manter os braços em "L" e com a palma estendida, para cortar o vento.

O salto também tem alguns detalhes que devem ser considerados.
Em saltos que tem o objetivo de subir em algum objeto, além de usar a impulsão das pernas, podemos fazer um movimento com os dois braços de baixo para cima, isso vai potencializar seu salto.
Na aterrissagem, evite chegar com o corpo carpado ou selado, isso acaba com a sua coluna! Mantenha a coluna reta e pernas levemente flexionadas.

O rolamento tem a função de proteger nosso corpo, transformando uma parte do impacto no solo por energia cinética. Existem muitos tutoriais de rolamento pela internet, mas aqui vou frisar algumas coisas que nem sempre falam.

Nunca faça um rolamento quando você cair verticalmente, ou simplesmente não caia verticalmente. Quando você tenta rolar a partir de uma queda vertical, não consegue o objetivo do rolamento, que é transformar a queda em impulso para frente. Quando acontece isso você cai de cara no chão, dobra a coluna, e só piora a dissipação do impacto. A dica é que quando você tiver que cair e rolar, tente cair se deslocando para frente.

Nunca faça rolamentos retos (na direção da coluna). O rolamento deve ser feito usando as costas diagonalmente, ou seja, a partir do ombro de um lado, percorrendo as costas até o quadril oposto ao ombro onde você começou o rolamento.

Deu pra perceber que até nos movimentos mais básicos, precisamos ter atenção aos pequenos detalhes, pois eles fazem a diferença no rendimento do movimento, assim você vai conseguir resultados melhores.

Agora assista o vídeo para visualizar tudo que coloquei aqui.


2 comentários:

Anônimo disse...

muito bom o tutorial, eu estava precisando

leonan disse...

cara eu vi o tutorial e to praticando muito os movimetos principalmente o rolamento valew ai