quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Kong, monkey - As diferenças e detalhes

Como já havia dito, nomes de movimentos só servem para ajudar na comunicação, pois o que faz a diferença é o movimento no lugar certo, e na hora certa. Mas precisamos ter algum parâmetro, por isso vou usar nomes que conheço para referenciar os movimentos.

Esses movimentos são Vaults, eles servem para ultrapassar obstáculos com rapidez e segurança, porém devem ser usados no lugar certo.

O monkey (e acho que o kong também) é chamado também de Saut de Chat, porém prefiro não usar nomes em francês, por eu não conhecer francês, e pelo o inglês ser uma linguagem universal.
Esse movimento consiste em tocar o obstáculo com as mãos no início dele, passar as pernas por entre os braços, e ultrapassar o obstáculo.








O kong é parecido com o monkey. O movimento inicia com um salto antes do obstáculo, mergulhando em direção ao final do obstáculo, onde tocamos as mãos e passamos os braços por entre as pernas.

Percebeu a diferença de um para o outro?









Onde usar um monkey: Grades, muros até a altura dos ombros, corrimãos, carros, etc.
Onde não se deve fazer um monkey: Correntes, cordas, obstáculos muito baixos(abaixo da linha da cintura é ruim...)

Onde usar um kong: Obstáculos compridos, carros, mesas, etc.
Onde não se deve fazer um kong: Correntes, cordas e obstáculos que não ofereçam altura após a passagem.

Edit1: Aleluia! depois de mais de um mês com chuva aqui em Santos, São Pedro deu uma trégua e consegui gravar alguns vídeos!

Tá ai o vídeo dessa matéria:


2 comentários:

Otavio disse...

Esse video é muito bom mesmo mas...Eu não consiguo fazer nenhum tipo de "valts" sempre quando tento acabo caindo, nos outros movimentos ate que me saio bem.Eu sou um traceur iniciante faço PK a uma semana e meia meus amiguos fizeram "monkey" na primeira tentativa,não vou mentir estou uns 7 kilos acima do peso isso influencia???

Anônimo disse...

By : FaeL

heey otavio nao tem nada a ve tem um amigo meu que pesa 90 e poucos kilos ele nao e grande ele e gordo e faz os movimentos certos. a questao e a seguinte vocc nao concegui pegar ainda porque cada um tem seu tempo
ex: eu demorei 2 meses pra pegar o monkey eu tenho 6 meses de parkour *-* e hoje mando todos os vaults to aprendendo agora free running :D

vlws :D